quinta-feira, 14 de abril de 2011

Animais


Eles não têm casa nem dono

O Canil Municipal de Itajaí abriga 400 animais. Todos os dias são recolhidos das ruas cerca de 30 cães e gatos vítimas de maus tratos

Itajaí – O Canil Municipal de Itajaí abriga hoje cerca de 400 animais, dentre eles, cavalos, cães e gatos que são cuidados diariamente por duas veterinárias, um coordenador e cinco funcionários que são responsáveis pela limpeza do local. Segundo a enfermeira do Núcleo de Controle de Zoonose, Carolina Moreira Amorim, são recolhidos, diariamente cerca de 30 animais. “O número de animais abandonados deve ser muito maior, mas sem a ajuda da comunidade não conseguimos resgatar todos”, comenta.
As pessoas que encontram animais em maus tratos nas vias públicas da cidade de Itajaí devem ligar para o número (47) 32495571 e informar onde o animal se encontra. “Recolhemos os que estão doentes ou foram atropelados. Fêmeas com filhotes e animais agressivos. Quando o animal é encontrado em terrenos particulares encaminhamos para a Fundação do Meio Ambiente (Famai) de Itajaí, pois é ela que regulariza a situação e toma as devidas providências”, explica.
O foco principal do Canil Municipal é de retirar das ruas os animais que possuem doenças que podem ser transmitidas para as pessoas. Segundo Carolina “o animal chega até o canil e passa por uma avaliação de um médico veterinário e então recebe todos os cuidados necessários até a sua recuperação”. Os medicamentos são disponibilizados pela Secretaria Municipal de Saúde.

Estrutura
O Canil Municipal conta com dois canis coletivos, cobertos e divididos por sexo, sala de cirurgia e pós-cirúrgica onde são feitas as castrações, ambulatórios, sala para banho e tosa e uma área de isolamento, onde ficam os animais em observação. Os animais que apresentam alguma fratura ou problemas graves ficam isolados em uma sala de internação recebendo os cuidados necessários. Os cachorros sadios são divididos entre machos e fêmeas e são separados em cercados iguais, com casinhas coletivas, ração e água. Os animais de grande porte têm sua casinha individual.

Adoções
Para quem tem interesse em adotar um animal, deve se dirigir até o bairro Itaipava, onde está localizado o Canil Municipal, das 8h30 até as 11h30 ou das 13h30 até as 17h. A pessoa tem que ser maior de idade e apresentar o documento de identidade e CPF.

Leite materno


Saudável e imprescindível

O hospital Marieta Konder Bornhausen está atualmente com 23 mães cadastradas para o Banco de Leite e este número precisa subir

O leite materno é o único alimento capaz de oferecer todos os nutrientes na quantidade exata de que o bebê precisa para seu crescimento e desenvolvimento. Segundo a enfermeira responsável pelo Banco de Leite do hospital Marieta Konder Bornhausen, Silvana Alcina dos Santos Furlani, “a amamentação garante ao bebê proteção contra infecções, alergias e outras doenças. Outra vantagem para os bebês é que o ato de sugar é importante para o desenvolvimento da face, da dentição, da fala e da respiração”. A mãe que amamenta, por sua vez, tem menos chances de desenvolver câncer de mama, diabetes e anemia, pela diminuição do sangramento pós-parto, e perde mais rápido o peso que ganhou durante a gravidez.

Banco de Leite
O Banco de Leite do hospital Marieta existe desde 2002. Atualmente são 23 mães cadastradas para a doação de leite materno. Este número é considerado baixo, pois nem todas as mães doam um volume considerável. Conforme explica Furlani, depois do cadastro, as voluntárias vão até as residências orientando os cuidados, principalmente na questão do armazenamento. “Elas orientam como tem que ser coletado, temperatura na geladeira, cuidados com as unhas e o uso de máscara e touca durante o manuseio. As mães cadastradas devem colocar o leite em frascos de vidro acima de 150 ml com tampa de plástico, como embalagens de café e de maionese, e guardá-los no freezer ou congelador. Dessa forma, o leite materno tem validade de 15 dias. Depois ele é enviado para o hospital onde são feitos os testes em laboratório para receber a aprovação. Se aprovado, ele é pasteurizado e tem validade de seis meses”, explica.

Doe
Para participar do Banco de Leite as mães devem telefonar para o hospital no (47) 32499400 ramal 2505. Quando estão hospitalizadas, as voluntárias passam pelos quartos informando e solicitando a doação. O leite coletado é excepcionalmente destinado aos bebês da UTI Neonatal do hospital Marieta.

Esporte


Suplementos Nutricionais e seus benefícios

Aliados a uma boa série de exercícios físicos, os suplementos nutricionais adequados podem auxiliar na conquista do corpo perfeito

Com finalidade ergogênica e estética no Brasil, tem sido observado um uso abusivo de suplementos alimentares e drogas. Trata-se de atitude que tem crescido em ambientes de prática de exercícios físicos, tendendo a generalização em algumas academias de ginástica. A suplementação vem se tornando cada vez mais comum no meio esportivo. Isto porque os atletas ou mesmo as pessoas que praticam atividade física estão visando um melhor rendimento e/ou ganho de saúde ou forma física.
Segundo a Pós-Graduada em Obesidade e Emagrecimento e em Nutrição Esportiva, e nutricionista da Academia Wave, Carine Schneider, o suplemento alimentar é um produto constituído de pelo menos um desses ingredientes: vitaminas (A, C, Complexo B), minerais (Fe, Ca, K, Zn), ervas e botânicos (Ginseng, guaraná em pó), aminoácidos (BCAA, arginina, ornitina, glutamina), metabólitos (creatina, L-carnitina), extratos (levedura de cerveja) ou combinações de ingredientes acima e, não deve ser considerado como alimento convencional da dieta. “Os atuais suplementos dietéticos já são inúmeros, mas as controvérsias no meio científico sobre seus possíveis efeitos, riscos e benefícios, confundiram muito os consumidores. As próprias definições de suplementos são demasiadamente amplas e não contribuem para o esclarecimento de suas funções para gerarem mais confusão para o público leigo”, explica.

Benefícios
Schneider comenta que a utilização de suplementos, freqüentemente, está associada aos benefícios que eles proporcionam, isto é, aos desejos que as pessoas querem alcançar. “A popularidade dos suplementos nutricionais para aumento da massa muscular tem aumentado nos últimos anos, em paralelo com a cultura estética de um corpo musculoso. Estes suplementos normalmente estão disponíveis para a compra em academias, lojas de suplementos, mercados, farmácias, loja de produtos naturais ou mesmo por telefone, correio ou pela Internet”, conta.

Recomendações
A suplementação deve ser utilizada quando não se podem alcançar as necessidades de determinado nutriente através da alimentação. Quando utilizada, deve estar aliada a uma dieta balanceada em busca de adequar as necessidades da pessoa ao seu objetivo. “O uso de suplementos sem avaliação de sua ingestão alimentar e necessidade nutricional poderá prejudicar órgãos importantes como fígado e rins”, comenta Schneider.
Sabendo sobre a função e a classificação destes produtos, todos os atletas e esportistas podem manter bom rendimento com mais segurança. Além disto, o uso adequado e orientado por profissionais especialistas no esporte (médico/ nutricionista) levam aos melhores resultados no controle de peso corporal, emagrecimento, ganho de massa muscular e melhora no desempenho. “Para utilizar estes alimentos de maneira mais segura, procure uma nutricionista para auxiliar na escolha do melhor tipo, quantidade, momento ideal da ingestão, ou seja, para reeducar os seus hábitos alimentares e obter resultados estéticos com saúde”, finaliza.

Pós-parto


Mãe e bebê, um único ser

Curso ministrado no hospital Marieta Konder Bornhausen ensina às futuras mamães a importância dos primeiros contatos com o neném

O nascimento é uma experiência forte para a mãe e para o bebê. A relação entre mãe e filho precisa ser profunda, carinhosa e acolhedora, pois é através da mãe que a criança vai conhecer o mundo lhe cerca. Pensando nisso, o hospital e maternidade Marieta Konder Bornhausen desenvolve um curso para futuros papais e futuras mamães. Todas as terças-feiras são feitas palestras relacionadas ao assunto, e o último tema abordado foi o relacionamento entre a mamãe e o bebê após o parto, ministrado pela enfermeira responsável pelos alojamentos conjuntos, Silvana Alcina dos Santos Furlani.

Orientações
Segundo Furlani, na noite na última terça-feira, foram trabalhadas com as mães várias questões relacionadas. “Explicamos para elas como funciona o alojamento conjunto e suas vantagens. Falamos também sobre os cuidados da mãe, sobre o que vai acontecer com ela após o parto. Questão da higienização das mamas, incisão cirúrgica, tanto em parto normal quanto em cesariana, os cuidados que devem ser tomados quanto à retirada dos pontos. Também conversamos sobre o ambiente do bebê, que tem que ser tranqüilo, o descanso da mãe também principalmente quanto à amamentação que se torna estressante, os cuidados com o banho, enfim, todos esses pontos foram destacados para quando a mãe vier até a maternidade ela já estar preparada para a rotina”, explica.

Relacionamento
O bebe quando nasce já precisa ir para o peito. Ele precisa sentir o vinculo entre mãe e filho. “No parto normal já há esse contato imediato, mas na cesariana, pela posição em que a mãe se encontra fica restringido. Mas logo que ela sai da sala, o bebê já fica nos braços dela, a não ser que ocorram complicações e ele precise ser encaminhado para observação”, explica a enfermeira.

Curso
O Curso para Papais e Mamães Grávidas acontece todas as terças-feiras, a partir das 18h30, no auditório do Incor. As pessoas interessadas não precisam pagar nada para fazer o curso, basta comparecer nas datas estabelecidas e participar das atividades.
Durante as nove semanas do curso são abordados temas como mudanças físicas e psíquicas durante a gestação, trabalho de parto, alimentação, amamentação e linguagem do bebê. Os interessados devem procurar a recepção do Centro Obstétrico para fazer a inscrição.

Problema


Obesidade Infantil tem solução

Consultando um especialista e se reeducando mentalmente, os pais podem auxiliar os filhos sobre os alimentos saudáveis


As maiorias dos médicos concordam que os números de casos de obesidade infantil têm aumentado em grande medida a partir das últimas três décadas tornando-se um problema muito sério e preocupante para os pais. A doença pode ocorrorer a partir da infância e as crianças que sofrem de obesidade incorrem certamente numa vida cheia de consequências físicas e emocionais.
Segundo o pediatra Juarez Furtado, para as crianças acima de 10 anos de idade, a obesidade é diagnosticada a partir do cálculo do índice de massa corporal (IMC) que é o peso (em kg) dividido pela altura ao quadrado (em metros). Crianças até 10 anos são consideradas obesas quando estiverem com 20% ou mais do peso ideal para a idade. “No Brasil, apesar da desnutrição ainda ser uma triste realidade, a obesidade infantil praticamente dobrou nos últimos 10 anos. Calcula-se que cerca de 15% das crianças brasileiras sejam obesas”, comenta Furtado.

Fatores
A obesidade infantil pode afetar a saúde da criança de diversas formas. Conforme explica Furtado, diversas doenças irão surgir a curto e em longo prazo. “Em longo prazo, surge a diabetes, hipertensão, problemas ortopédicos e circulatórios, doenças inflamatórias crônicas, e distúrbios emocionais (ansiedades, depressões), e principalmente no que se refere ao metabolismo, fenômeno esse de fundamental importância para manutenção da vida em nosso organismo. Em curto prazo, felizmente, as crianças se aproveitam do fator juventude, aonde o organismo apresenta uma melhor capacidade de adaptar-se, antes de “criar” uma doença”, conta.

Alimentação adequada
Cada idade, durante a infância merece atenção especial. Ou seja para cada idade temos necessidades específicas. “Em geral procuramos orientar as mamães e papais a cuidar da comida no que diz respeito à qualidade e quantidade de nutrientes (alimentos) para cada fase. O importante é a criança ter uma variedade de alimentos sempre preferindo os mais naturais possíveis. Evitando alimentos artificiais, gordurosos e adoçados em demasia”, explica o pediatra.

Dicas
Para auxiliar os pais em como prevenir o surgimento da obesidade infantil nas crianças, o pediatra dá algumas dicas:
- Na alimentação dos pais: os hábitos que possuem dentro de casa, os alimentos comumente comprados e consumidos; e também, a relação familiar, que muitas vezes é o fator que desencadeia problemas como a obesidade e transtornos alimentares. Ser um bom modelo a ser seguido faz muita diferença;
- Criar na criança o hábito de ingerir constantemente alimentos nutritivos como com frutas e vegetais frescos, pouco calóricos, com baixo teor de gordura trans e evitar salgadinhos, bolachas e sorvetes. Isso não quer dizer que precisam ser privados destas guloseimas, mas devem ter a hora certa de consumo e saber diferenciar o que é bom e certo na hora de fazer uma refeição;
- Equilíbrio emocional, boa alimentação e exercício são importantes para prevenir ou reduzir o excesso de peso das crianças.

Sobre o pediatra
Graduado em Medicina em 1997 pela Universidade Federal de Santa Catarina. Especializou-se em Homeopatia, Pediatria e Medicina Antroposófica. Trabalha os aspectos de saúde través de uma leitura individualizada do paciente, valorizando a dinâmica física e emocional percebida na história de vida do paciente.