Aprenda a tomar as medidas certas para um passeio saudável
Muitas pessoas apreciam passear de carro com seus bichinhos de estimação. Mas o que a maioria não sabe é que o transporte de animais domésticos em automóveis deve satisfazer algumas regras, garantindo tanto a segurança do motorista e dos passageiros quanto à do próprio animal.
Ao transportar animais, sejam cães, gatos ou qualquer outro, a população deve levar em consideração as normas de direção defensiva. A Médica Veterinária Ana Paula Peters diz que o transporte indevido dos animais pode causar acidentes de impacto, pois tira toda a atenção do motorista no trânsito.
>Risco
Outro fator perigoso, ao ocorrer uma brecada brusca, o animal pode ser arremessado contra os ocupantes do veiculo. Ana Paula comenta que em acidentes desse tipo, o animal não sendo transportado de forma adequada, dependendo do tipo de colisão, pode fraturar membros, coluna, apresentar quadros de hemorragias. “Os animais correm os mesmo riscos que podem acontecer com uma pessoa”, explica a doutora.
São vários os riscos de transportar um animal pela janela do carro. A doutora explica que em primeiro lugar ele pode pular para fora, numa distração do proprietário, e em segundo o fato de o animal estar em contato direto com o vento, o que pode causar problemas oculares e resfriados. “Para transportarmos dentro do município já existem cintos de segurança adequados para cada cãozinho, além de cadeirinhas próprias para isso”, comenta a veterinária.
Segundo a médica, alguns animais não aceitam serem transportados, ficando bastante agitados, estressados e podendo apresentar enjôos. “Nestes casos recomendamos o uso de antieméticos e alguns casos, sob supervisão médica veterinária o uso de tranqüilizantes”, comenta Ana Paula.
>Burocracia
Hoje em dia, para o transporte de animais domésticos, a instrução normativa não gera grandes mudanças aos proprietários de animais. Ana Paula explica que é necessário um atestado de saúde emitido por um médico veterinário e que o animal esteja com o quadro de vacinação completo e em dia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário