Sol de verão castiga a pele e exige cuidados dobrados
Ao contrário do que a maioria das pessoas pensam, os cuidados com a pele no verão precisam ser diários, mesmo quando não estamos na praia ou piscina. De acordo com a farmacêutica Ana Paula Ricobom, no verão, a incidência dos raios solares na terra são maiores, e isso requer cuidados dobrados com a pele. “Os principais raios que incidem na terra são UVB, que são mais fortes no verão, facilitando o aparecimento de queimaduras; e os raios UVA, que danificam a elastina e envelhece a pele e está presentes o ano inteiro, por isso a importância indispensável do uso de protetores solares em todas as estações”, diz Ana.
O modo como tomamos nosso banho diário também influencia muito o cuidado com a nossa pele. Ana Paula explica que é comum no verão que a pele fique mais ressecada, pois a exposição solar é mais freqüente. “Então nesta estação do ano recomendam-se banhos com temperaturas mais baixas, pois isso evitará o ressecamento da pele e conseqüentemente outras complicações”, completa ela.
E se a proteção solar é tão importante, cuidados como a hidratação e limpeza da pele também são indispensáveis. Para Ana os hidratantes são essenciais no verão, pois são eles juntamente com o protetor solar que vão proteger e regenerar a barreira da pele evitando o ressecamento excessivo. “Na farmácia de manipulação temos vários ativos que auxiliam na hidratação e na prevenção. O dermatologista poderá indicar hidratantes com os melhores ativos disponíveis na farmácia de manipulação que vão suprir a necessidade de cada tipo de pele”, diz a farmacêutica.
Mas cuidar da pele também requer cuidados de dentro para fora. Ana Paula comenta que Cápsulas de Polipodium leucotomos, Green tea, beta-caroteno auxiliam na proteção, pois agem como potentes antioxidantes. “O uso dessas substâncias forais não permitem a suspensão do uso diário do filtro solar, porém a associação de filtros solares tópicos e orais intensificam a proteção contra os efeitos nocivos do sol, principalmente em pacientes portadores de patologias causadas ou agravadas pelo sol”, diz ela.
Ana Paula explica que os horarios mais apropriados para a exposição ao sol sao antes das 10 horas da manha e depois das 16 horas da tarde. Quem não respeita essas regras e abusa do sol, pode ter consequências graves. “É muito comum no verão aparecerem queimaduras, manchas, envelhecimento precoce, e rugas. Porém, a doença mais grave é o cancer de pele, e todos esses problemas podem ser evitados com um unico produto, o protetor solar”, comenta ela.
Para encerrar, a farmacêutica deixa um conselho para os munícipes. “O importante é termos consciência da prevenção, pois é mais fácil prevenir uma doença, do que tratá-la, e isso quando ainda tem cura. Então o protetor solar é essencial, em qualquer idade, sexo. Não é necessário se expor ao um sol intenso para ter um bronzeado bonito, isso pode ser obtido ao poucos nos melhores horários já citados, e o bronzeado pode ser mantido com bons hidratantes”, conclui ela.
Nenhum comentário:
Postar um comentário