quinta-feira, 4 de novembro de 2010

O relacionamento entre a criança e o animal de estimação

Entenda que esse contato é saudável e ajuda no desenvolvimento de seu filho

Uma situação muito comum é a presença de um animalzinho de estimação em nossa casa. E como não poderia deixar de ser em contato com tudo e com todos em nossa família. As crianças que convivem junto com animais de estimação apresentam muitos benefícios.
De acordo com o Médico Veterinário Danilo Aires Chiminelli Junior, os pets trazem benfeitorias variadas para as crianças. Começando pelo aspecto de desenvolvimento motor, ao brincar com os cães as crianças tentam engatinhar e/ou andar. O aspecto cognitivo em saber qual a intensidade da brincadeira, do carinho. Já no emocional elas desenvolvem senso de responsabilidade e afetividade.
Mas os animais também colaboram muito como forma de terapia ocupacional ou de outras doenças. “Em especial, por exemplo, na utilização de cavalos no tratamento de deficientes físicos (hipoterapia) ou ainda de cães para crianças com distúrbios comportamentais (cinoterapia)”, completa ele.
>Observação
Danilo ressalta que cada caso tem seu próprio destino, como por exemplo, crianças na faixa etária de um a quatro anos. Esse grupo não é apto para um contato indiscriminado com cães, pois não sabem ainda a maneira certa de interagir e conseqüentemente, podem ser mordidos, machucarem o animal ou se contaminarem com fezes e outras excreções. “Esse é um assunto de caráter multidisciplinar e que precisa da supervisão de um medico veterinário, do pediatra de seu filho, e ainda da atenção dos pais para avaliação da escolha certa do animal para cada situação”, explica o médico.
>Cuidados
Danilo lembra que é imprescindível procurar um médico veterinário de confiança para que se façam os protocolos de vacinação, desverminação, e para que o mesmo informe sobre os hábitos de higiene de seu animal de estimação para que essa interação possa ser a mais saudável possível. “Lavar sempre as mãos após o contato com seus animais é um habito simples e que também previne a transmissão de muitas doenças. Ter um local adequado para seu animal fazer suas necessidades e um destino apropriado para essas excreções também é muito importante. Ah! Lembre-se sempre que nem todos os animais são para se acariciar, abraçar e mesmo dormirem junto”, explica Danilo.

Nenhum comentário: