O uso impróprio de colírios pode acarretar resultados sérios para a visão.
Os olhos, assim como a pele, são órgãos que ficam expostos e também sofrem com as mudanças climáticas, por isso os cuidados precisam ser dobrados. O tempo seco e o calor provocam sensações que se tornam desconfortáveis, como vermelhidão e irritação.
>Fatores
O oftalmologista da Clínica Oftalmos, Andresson Péricles Figueiredo, diz que existem centenas de doenças oculares. “Algumas condições sistêmicas como diabetes e hipertensão podem causar baixa de acuidade visual e as doenças reumáticas (das juntas) podem causar problemas nos olhos”, explica ele. Fatores como envelhecimento, herança familiar, falta de cuidado com os olhos, acidentes, etc., também podem desencadear problemas.
Andresson conta que entre as doenças mais típicas, estão as causadas por bactérias e vírus que podem acarretar conjuntivites. A toxoplasmose também entra nessa lista, pois resulta em uma infecção no interior do olho, comprometendo a visão para sempre. A catarata e a glaucoma são mais comuns a partir dos 50 anos de idade. “Os sintomas podem ser irritação ocular ou baixa de visão, depende do problema”, completa Figueiredo.
>Tratamento
Quanto ao tratamento, o oftalmologista conta que o uso de lubrificantes oculares é muito comum nesta época do ano, mas chama a atenção para o fato de que usar qualquer tipo de colírio sem orientação médica é um risco para a saúde ocular, ainda que seja um medicamento simples. “Cada remédio seve para uma determinada condição do olho. Colírio não é uma aguinha qualquer, mas remédio. Se usado sem critério, pode prejudicar ainda mais o paciente”, diz ele. E completa que os colírios são medicamentos e como tal servem para tratar doenças. Necessitam ser usados exclusivamente com orientação médica.
O doutor esclarece ainda, que mesmo aqueles colírios para deixar os olhos branquinhos podem ter efeito colateral e provocar alterações na pressão arterial. “Eles não devem ser usados. São colírios que maquiam uma condição ocular, sem tratá-la. Além disso, podem prejudicar os olhos, causando até mesmo maior vermelhidão com o tempo, além de alergias, olhos ressecados, etc.”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário