Os cães, além de divertir, ajudam pessoas cegas em tempos de dificuldade
Os cães são os bichinhos domésticos mais procurados, pois são alegres, brincalhões e arteiros. A inteligência desses animais possibilita o treinamento, não apenas para diversão, mas sim, como cães de salvamento, mas tudo depende da quantidade de incentivo que recebem.
>Segurança
As raças mais procuradas e conhecidas para esta finalidade são os Labradores e Golden Retrievers, devido a sua obediência. Outras raças também recebem treinamento para esta função, como o poodle, que é um cão que possui pêlos que não afetam de maneira grave quem sofre com alergias.
Os cães guia são fornecidos por criadores especialistas, e são exclusivos para essa finalidade. Desde pequenos, são encaminhados para casas de pessoas que por espontaneidade são voluntários para adoção, e quando atingem a idade de um ano, são encaminhados para as escolas.
>Escola
De acordo com a Federação Internacional de Escolas de Cães Guia, a Helen Keller é a primeira escola de Cães-Guia reconhecida no país. Tudo começou em Florianópolis, quando um grupo fundou a Sociedade de Amigos de Cães-Guia para Cegos, hoje intitulada Escola de Cães-Guia Helen Keller. A escola está localizada em Balneário Camboriú, e recebe ajuda do Lions internacional.
>Treinamento
O treinamento tem duração de vinte meses para o cão e quatro semanas para o cego. Durante o ciclo, o cão aprende obediência básica e principalmente como se comportar dentro de lugares públicos. O cão guia também recebe treinamento para conduzir seu dono em meio a obstáculos e principalmente atravessar a rua com segurança. As principais funções são de proporcionar um nível melhor de independência para os portadores de deficiência e minimizar o isolamento social destas pessoas.
>Início
As primeiras escolas foram criadas no ano de 1926, após o fim da primeira Guerra Mundial. Com o retorno dos soldados para casa, verificou-se que um grande número deles havia perdido a visão. E durante o pós-guerra, quando as tragédias estavam sendo reveladas e visando ajudar os soldados cegos, que começou o treinamento dos primeiros cães-guia de cegos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário