quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Animais também sobrem com problemas de pele

Falta de cuidado dos donos pode causar sérios danos aos bichinhos

Eles são dóceis, companheiros, divertidos e brincalhões. Os cachorros são considerados os melhores amigos do homem, bem puderam, pois geralmente estão presentes na maioria das situações, junto de seus donos. Muitas vezes nos fazem companhia, geralmente como estamos doentes e passamos a maioria do tempo sozinhos. Mas nem sempre eles estão 100% saudáveis. Animais de estimação também sofrem com problemas de saúde.
A dermatologia veterinária é um segmento que cresce a cada dia. De acordo com o Médico Veterinário, especialista em clínica médica felina e cursando especialização em dermatologia veterinária, Danilo Aires Chiminelli Junior, um dos sinais mais freqüentes relacionados aos problemas de pele é o prurido, que é a coceira. “Esse prurido por sua vez pode ter diversas origens, desde problemas infecciosos, como fungos e bactérias; parasitários, como pulgas e carrapatos; e principalmente relacionados com alergias de pele, como a atopia, urticárias, entre outras”, completa ele.
Atualmente, cerca de 60% dos problemas de pele relacionados com prurido, se origina em problemas alérgicos. Por sua vez, pode desenvolver diversas doenças, como a trofoalergenos, que são partículas contidas nos alimentos; a aeroalérgenos, que são partículas presentes nos aerosóis, exemplo nos perfumes; insetos ou ainda substâncias ou materiais que entram em contato direto com a pele.
>Tratamento
Para o tratamento de todas essas doenças, Danilo aconselha que os proprietários procurem médicos veterinários especialistas no assunto, e que possuam equipamentos adequados, como microscópio, por exemplo. “O dono do bichinho evita assim, gastos com medicação que não tenham efeito, prejuízos a saúde de seu animalzinho por medicações indevidas e economia de tempo até que seu pet possa estar sadio novamente e voltar ao convívio normal com a família”, completa ele.
>Precauções
Muitas vezes nem percebemos, mas somos os causadores de todas essas doenças em nossos animais de estimação. Danilo ressalta que hábitos de higiene adequados são medidas aconselháveis e que minimizam e muito o aparecimento desses problemas. “Banhos freqüentes, a utilização anti-pulgas e carrapatos e uma boa alimentação, são medidas básicas a serem tomadas pelos proprietários”, conclui ele.

Nenhum comentário: