sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Reinauguração
Hospital Ruth Cardoso é entregue à comunidade

Inaugurado em 2008 ele estava fechado. Na segunda-feira,a primeira equipe de médicos já começou a atuar e atender a comunidade no bairro dos Municípios

Baln. Camboriú – As 7h da manhã de segunda-feira, dia 10, a primeira equipe de médicos começou a atuar no “novo” hospital de Balneário Camboriu, o Hospital Municipal Ruth Cardoso. Inaugurado em 2008, a unidade de saúde ainda não estava prestando atendimentos. Segundo o secretario de Saúde da cidade, José Roberto Spósito, o passado serviu para mostrar que estamos vivos, depois de todas as batalhas, e com uma vitória muito importante. Hoje, a cidade recebe um hospital de baixa e média complexidade, mas ele garante que, aos poucos, será transformado em uma unidade hospitalar de alta complexidade. “A estrutura está aprovada e o hospital sai da clandestinidade e se transforma em uma verdade, legalmente instituído. A resposta virá de que aqui se fará uma medicina com respeito aos seres humanos”, comenta.
O prefeito Edson Renato Dias, o Piriquito, emocionado, falou que para chegar até aqui foi difícil, e o que será feito e o que vai acontecer daqui pra frente é consequência. “Já estamos satisfeitos com o resultado, e principalmente com o apoio do governo do Estado. Lá atrás, não encontramos apoio, só encontramos farpas. Herdamos este hospital com R$ 20 milhões em dívidas e hoje o entregamos para nossa comunidade”, conclui. O presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Orlando Angioletti, definiu a data como um marco que jamais sairá da memória de toda a região. “A partir de hoje, a saúde pública da região se transforma para melhor, é um momento mágico e histórico para Balneário Camboriú”, conta.

Cruz Vermelha
O presidente da Cruz Vermelha, Valmir Moreira Serra Junior esteve na solenidade, e destacou que a entidade que está atuando no Ruth Cardoso é internacional. “Sinto-me na obrigação de dizer ao povo que até chegar a este momento não foi fácil. Foram mais de 15 meses estudando formas para que esta unidade saísse do papel. A Cruz Vermelha, em seus 102 anos de atuação, irá lutar para transformar esse hospital, um padrão para o mundo”, completa.

Estado
Representando o Governador Raimundo Colombo, esteve presente no evento o Secretario Estadual de Saúde, Dalmo Claro de Oliveira. Conforme ele, a saúde em Santa Catarina tem evoluído, e já avançou muito, mas ainda existem desafios crescentes. “Este hospital veio para preencher uma lacuna na saúde de Balneário Camboriú. O Estado vai colaborar e participar com a gestão e os custos desta unidade”, salienta.

1º nascimento
Foi confirmado também, que na manhã de segunda-feira, aconteceu o primeiro nascimento no Hospital Ruth Cardoso. Daniele Morais deu a luz a uma criança, mas ainda não foram informados o horário e o nome do bebê.

Comunidade
Prestigiando a entrega do “novo” Ruth Cardoso, se fez presente um número considerável de munícipes, funcionários públicos e alunos do CAIC Ayrton Senna da Silva, localizado no bairro dos Municípios. Muitos moradores, principalmente do bairro onde está instalado o novo hospital agradecem e comemoram a unidade de saúde. “Acredito que vai ser muito melhor, mais uma opção de escolha na saúde do município. Só no Santa Inês eles não estão dando conta”. Gisele Boaventura Murara, Funcionária Pública. “O Ruth Cardoso é uma conquista para a comunidade. Há muito tempo já se esperava por isso. O Santa Inês que presta serviços para o município já não estava atendendo a demanda. Estamos muito contentes”. Felisa Hernandes, Funcionária Pública. “O hospital é a melhor coisa que vai existir aqui no nosso bairro. Moro aqui há 16 anos e com certeza, vai mudar totalmente, melhorando 100% a saúde do município”. José P. da Silva, Motorista.

FOTO: FABIELI KEHL/DDC

ABENÇOADO Hospital Ruth Cardoso é reinaugurado e entregue para a comunidade na manhã de ontem

Nenhum comentário: