sexta-feira, 4 de novembro de 2011

FOTO: FABIELI KEHL/DDC

ANIMAÇÃO Bonecos já se apresentam na Marejada há seis anos







Tradição
Gigantes Papa Siri

Bonecos gigantes já são tradição nas edições da Marejada e divertem o público

Itajaí – Como já é tradição há pelo menos seis anos, os bonecos gigantes que encantam as edições da Marejada são uma iniciativa da Escola de Samba de Itajaí, Michel Currú. Segundo o padrinho da escola, o professor Jean Reinert, o objetivo das apresentações é divulgar e arrecadar dinheiro para a escola de samba. “Na década de 40, descobrimos que esses bonecos apareceram aqui em Itajaí, e ai no ano de 2006, ainda quando éramos apenas um bloco de carnaval, tivemos a ideia de criar os bonecos”, comenta. A apresentação é acompanhada do Bonde do Portuga.

Os bonecos
Segundo Reinert, todos os 12 bonecos que hoje fazem parte da escola de samba inspirados em personagens folclóricos de Itajaí, que são conhecidos em seus bairros, mas não popularmente entre todos da cidade. “Temos aqui uma senhora tradicional que era dona de bar, o próprio Michel Currú que dá nome a escola. Bom, começamos com cinco e agora já temos 12. A cada ano aumentamos esse número, dependendo da verba da escola”, conta. No total são 12 pessoas envolvidas das apresentações e que movimentam os bonecos.

Planos
A cada apresentação nas edições da Marejada, Reinert percebe que as pessoas gostam e participam. São feitas uma ou duas apresentações por dia. Para ele, já virou tradição. “A ideia para o ano que vem é que sejam feitas mais apresentações durante todos os dias de da festa. Já é consagrado e todos gostam e dançam com os bonecos, até as crianças”, conclui.

Nenhum comentário: