sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Exposição
“Palimpsexto”

Seis obras criadas com diferentes suportes artísticos, como fotografia, desenho, pintura, instalação e arte digital

A mostra “Palimpsexto” reúne trabalhos de seis artistas mestrandos do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da Universidade do Estado de Santa Catarina. André Rigatti (PR), Andréa Bertoletti (PR), Audrey Hojda (SP), Gleyce Cruz (PR), Lilian Barbon (SC) e Silvia Teske (SC) integram a mostra, que segue até o dia 17 de novembro.

A exposição
Conforme os organizadores da mostra, o que une os artistas é o mesmo desejo de materializar o pensamento imaginativo proveniente das lembranças, sensibilidades e percepções que proliferam incessantemente através de imagens e formas. De acordo com a professora Doutora do PPGAV, Rosângela Cherem, Palimpsestos (com a letra s) é um tipo de registro sobre pergaminho, sempre sujeito a rasura e reaproveitamento, apagamento e reutilização, sobreposição e alteração. “Não é o suporte, mas uma espécie de aproveitamento que se faz do mesmo, embora acabe por transformar o próprio material”, esclarece. Cherem destaca que o procedimento é bastante apropriado à produção do grupo que está sempre sujeita a novas combinações, usos, apropriações e destinos.

Conheça um pouco mais as obras de cada artista
- André Rigatti utiliza da pintura para propor conexões entre camadas, tornando visível o processo anterior que demarcava territórios superfície por sobre onde eram plasmados atos, sentidos e experiências;
- Andréa Bertoletti, fez com que através da projeção de um vídeo composto de imagens de texturas em movimento captadas do chão sobre um painel de sapatos, suscitam lugares percorridos e estimula múltiplos sentidos;
- Depois surge a “Série para TV: Desenhos de Contenção”, trabalho apresentado pela artista Gleyce Cruz, que impõe ao espectador uma relação de contenção: tempo-espaço proposto pela fruição de cada desenho.
- A obra “Não tem começo, não tem fim” de Audrey Hojda, traz uma série de seis desenhos de dimensões variadas e um texto escrito, com desenhos de cadeiras, sofás e poltronas de diferentes épocas.
- Trabalhando autor-retrato fotográfico, Lilian Barbon utiliza-se de uma dupla-exposição, aparecendo um eu que salta da superfície, que escapa pelas fendas, por entre os dedos.
- É também através de sobreposições que a obra “TRANSPOSIÇÕES – Narrativas Circunstanciais” de Silvia Teske investiga as diversas relações da imagem e da palavra.

Serviço
O que? Exposição “Palimpsexto”
Onde? Casa da Cultura Dide Brandão
Quando? Segue até o dia 17 de novembro

FOTO: DIVULGAÇÃO/DDC

Nenhum comentário: