quinta-feira, 14 de abril de 2011

Pós-parto


Mãe e bebê, um único ser

Curso ministrado no hospital Marieta Konder Bornhausen ensina às futuras mamães a importância dos primeiros contatos com o neném

O nascimento é uma experiência forte para a mãe e para o bebê. A relação entre mãe e filho precisa ser profunda, carinhosa e acolhedora, pois é através da mãe que a criança vai conhecer o mundo lhe cerca. Pensando nisso, o hospital e maternidade Marieta Konder Bornhausen desenvolve um curso para futuros papais e futuras mamães. Todas as terças-feiras são feitas palestras relacionadas ao assunto, e o último tema abordado foi o relacionamento entre a mamãe e o bebê após o parto, ministrado pela enfermeira responsável pelos alojamentos conjuntos, Silvana Alcina dos Santos Furlani.

Orientações
Segundo Furlani, na noite na última terça-feira, foram trabalhadas com as mães várias questões relacionadas. “Explicamos para elas como funciona o alojamento conjunto e suas vantagens. Falamos também sobre os cuidados da mãe, sobre o que vai acontecer com ela após o parto. Questão da higienização das mamas, incisão cirúrgica, tanto em parto normal quanto em cesariana, os cuidados que devem ser tomados quanto à retirada dos pontos. Também conversamos sobre o ambiente do bebê, que tem que ser tranqüilo, o descanso da mãe também principalmente quanto à amamentação que se torna estressante, os cuidados com o banho, enfim, todos esses pontos foram destacados para quando a mãe vier até a maternidade ela já estar preparada para a rotina”, explica.

Relacionamento
O bebe quando nasce já precisa ir para o peito. Ele precisa sentir o vinculo entre mãe e filho. “No parto normal já há esse contato imediato, mas na cesariana, pela posição em que a mãe se encontra fica restringido. Mas logo que ela sai da sala, o bebê já fica nos braços dela, a não ser que ocorram complicações e ele precise ser encaminhado para observação”, explica a enfermeira.

Curso
O Curso para Papais e Mamães Grávidas acontece todas as terças-feiras, a partir das 18h30, no auditório do Incor. As pessoas interessadas não precisam pagar nada para fazer o curso, basta comparecer nas datas estabelecidas e participar das atividades.
Durante as nove semanas do curso são abordados temas como mudanças físicas e psíquicas durante a gestação, trabalho de parto, alimentação, amamentação e linguagem do bebê. Os interessados devem procurar a recepção do Centro Obstétrico para fazer a inscrição.

Nenhum comentário: